Descubra se você precisa usar aparelho

Aparelho dentário não é somente para estética, confira os indícios de quem precisa alinhar o sorriso.

Muita gente acredita que não precisa usar aparelho, pois possui um sorriso bonito, mas, engana-se quem pensa que a função do aparelho é somente essa. Ele é responsável pelo alinhamento dos dentes, dicção, mordida cruzada e até mesmo para corrigir a respiração. Caso você precise usar aparelho ortodôntico, a duração do tratamento vai depender de como estão seus dentes, ou seja, cada caso é um caso e cada organismo responde de uma forma as mudanças.

Existem dois tipos de aparelhos: os fixos e os removíveis. O primeiro é indicado para tratamentos prolongados, já o segundo para correções mais simples, como por exemplo: auxiliar na contenção de dentes, reposicionamento de mandíbula e de língua, entre outras funções. Entre os aparelhos fixos já existem diferentes tecnologias que diversificam as opções de escolha.

Confira agora os principais motivos para uso de aparelho ortodôntico. Será que você se encaixa em algum deles?

DENTES APINHADOS (CONHECIDOS COMO DENTES ENCAVALADOS)
Isso ocorre quando o tamanho dos dentes é maior que o maxilar, o que faz com que o espaço na boca seja menor, então os dentes se sobrepõem. Dentes apinhados são um problema, inclusive para escovação e fala, pois em quadros mais graves, dificultam a dicção e a passagem da escova e fio dental.

apinhamento

 

DIASTEMA/ DENTES AFASTADOS

Algumas modelos possuem e a Madonna também tinha, quem já viu? Isso acontece quando os dentes são pequenos para os maxilares ou então houve extração de dentes, o que faz com que sobre espaço entre um e outro. Um dentista pode diagnosticar qual o melhor tratamento para esse caso, se for o seu.

diastema

MORDIDA ABERTA

Os dentes anteriores inferiores ficam afastados dos superiores, com espaço entre eles. Se você chupou chupeta na infância, teve o hábito de chupar os dedos e/ou de  interpor a língua nos dentes, pode ter esse problema.

mordida aberta

 

MANDÍBULA DESALINHADA
O centro da arcada superior não está alinhada ao centro da inferior.

mandibula-desalinhada

 

SOBREMORDIDA 
O jeito certo de mordermos é com os dentes superiores na frente dos anteriores, mas quando essa distância é muito grande pode ser classificada como sobremordida, ou seja os dentes anteriores superiores ficam bem a frente dos inferiores, o que pode afetar a mordida, sorriso, fisionomia e autoestima.

mordida cruzada

 

MORDIDA CRUZADA ANTERIOR

O jeito certo de morder é com os dentes superiores se encaixam na frente dos inferiores, e isso pode atrapalhar muito a mastigação dos alimentos, causando até grandes desconfortos. Para saber se você possui a mordida cruzada é simples, basta ficar na frente do espelho e simular uma mordida e observar se os dentes de cima está encaixando atrás dos dentes de baixo, se isso estiver acontecendo há a possibilidade da sua mordida ser cruzada. Vá a um dentista para ser avaliado para ter certeza.

mordida cruzada anterior

 

O acompanhamento de um dentista desde a infância contribui para um ótimo alinhamento dos dentes. Nossos dentistas recomendam que, aos quatro anos de idade, a criança passe por sua primeira avaliação odontológica, mas, não se preocupe, todo caso tem tratamento. Então, acha que precisa usar aparelho? Agende sua avaliação na REDEORTO Clínicas mais próxima, converse com um de nossos dentistas especialistas e descubra qual o melhor tratamento para você. Te esperamos!

Leave A Comment