Clientes

Saúde bucal: Julho Laranja aborda importância dos cuidados ortodônticos!

Publicado em 3 de julho de 2020.

redeorto_julho_laranja

Objetivo é sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância dos cuidados ortodônticos precoces e a prevenção de problemas de oclusão dentária.     

O objetivo desta campanha é alertar toda a população sobre a importância da avaliação precoce do desenvolvimento dentário e facial das crianças. Os pais devem entender a necessidade de procurar um ortodontista, quando a criança tem aproximadamente 5 anos, período que inicia a troca dos primeiros dentes.

O principal público são as crianças. Mas também estão incluídos nesse os pré-adolescentes e adolescentes que não tiveram acesso a tratamentos odontológicos e ortodônticos corretamente na infância.

É comum, ainda na infância, antes da troca dos dentes decíduos (dentes de leite), os pais levarem seus filhos ao odontopediatra, onde será feito um diagnóstico completo e caso seja necessário, ele indicará um ortodontista para um diagnóstico mais aprofundado. O quanto antes forem tratadas as más oclusões, melhores serão os resultados, evitando assim o crescimento inadequado dos ossos e dos músculos da face, deglutição atípica e interposição inadequada da língua.

O diagnóstico precoce, permite uma abordagem preventiva ao desenvolvimento da oclusão.

As principais más oclusões em crianças são: mordida cruzada anterior, mordida cruzada posterior, mordida profunda e atresia maxilar. É preciso identificar o agente causador dessa má oclusão e sentir se a criança tem maturidade para colaborar com o tratamento precoce.

Apneia do Sono

Engana-se quem acredita que o trato ortodôntico é somente sobre a correção dentária e estética. A má oclusão causa diversos outros distúrbios que afetam diretamente a saúde e o bem-estar das crianças. Neste cenário, por exemplo, o ortodontista atua auxiliando o tratamento do distúrbio do sono e da respiração oral. Essas irregularidades afetam diretamente o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças em desenvolvimento. O ronco durante a infância, não deve ser visto com naturalidade ou de forma cômica, assim como com episódios de apneia do sono.

A apneia obstrutiva do sono resulta em sonolência diurna, falta de concentração com baixo rendimento escolar e estresse. Esses sintomas são muitas vezes confundidos com a Síndrome do Déficit de Atenção, que leva a criança a passar por um tratamento equivocado. Aparelhos ortopédicos, por exemplo, podem tratar a apneia obstrutiva do sono e seus sintomas de forma simples, econômica e sem efeitos colaterais, sem colocar a saúde da criança em risco.

 

Bullying

A campanha leva em consideração também a promoção da autoestima e bem-estar psicológico emocional, pois além da saúde bucal, é essencial à saúde integral. É comum relatos de que alterações bucais como espaços exagerados entre os dentes, ausência de dentes e a má oclusão, são motivos recorrentes de bullying entre crianças e adolescentes.

Sabe-se que o bullying causa diversas consequências negativas e contribui diretamente para o desenvolvimento de doenças emocionais e psicológicas, que levam ao isolamento, baixo rendimento escolar, desanimo, crises de ansiedade entre outros quadros.

 

Por isso é fundamental que as crianças façam as consultas regularmente ao dentista e ao ortodontista, mesmo que ainda não tenham nascido os dentes. Além de criar um hábito saudável, influência diretamente nos cuidados da saúde bucal para o resto da vida, prevenindo diversos distúrbios odontológicos na adolescência e na fase adulta.

A REDEORTO conta com um time de especialistas em todas as áreas da odontologia, mas em especial a ortodontia e poderá ajudar aos pais no correto diagnóstico e prevenção a esta e outras doenças bucais. Agende agora mesmo uma avaliação e saiba mais.

 

Caso queira saber mais sobre PREVENÇÃO A DOENÇAS BUCAIS, baixe nosso EBOOK gratuitamente e compartilhe com seus amigos e familiares!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Postar Comentário