Clientes

Qual a importância do sorriso na procura do emprego?

Publicado em 16 de junho de 2020.

Você alguma vez já parou para pensar na importância de sorrir na entrevista de emprego?

Provavelmente sim, não é mesmo? Não somente em uma entrevista de emprego, como no relacionamento interpessoal, e até mesmo no momento de conquistar a simpatia e confiança de alguém, a importância de um sorriso bonito é crucial.

Há uma frase, atribuída ao psicólogo e antropólogo francês, Gustave Le Bom, que reflete bem o quanto o sorriso é necessário em nossas vidas e o quanto o poder do sorriso nos proporciona coisas boas:

“O mundo é um espelho, pois se sorrires para ele, ele sorrirá para ti.”

Sorrir abre portas, porém, é necessário que seu sorriso esteja em dia, não é mesmo?

Há uma série de benefícios em sorrir e ter os dentes bonitos e bem cuidados. Isso influencia diretamente nossa vida, tanto no campo da saúde, autoestima e humor, quanto em relação à carreira e trajetória profissional.

Sendo assim, que tal compreendermos a seguir, com maiores detalhes, a diferença que o ato de sorrir pode causar em uma entrevista para aquela tão sonhada vaga de emprego?

Além disso, no final do artigo, você poderá conferir algumas dicas incríveis sobre como ter um sorriso pleno e bonito, deixando sua aparência e a autoestima ainda mais elevada.

Confira tudo isso, e muito mais, a seguir!

A importância de um sorriso bonito no mercado de trabalho

Você pode atuar no atendimento ao público, ou simplesmente internamente em um escritório, por exemplo.

Independentemente da sua função, bocas e dentes atraem a atenção, sendo em um primeiro contato, uma das principais regiões observadas.

Acredite: você pode ter qualidades profissionais incríveis, como proatividade, dinamismo e extrema competência na realização das tarefas exigidas pelo cargo.

Contudo, muito embora tais fatores façam toda a diferença, se sua saúde bucal e a estética dos seus dentes não estiverem bem apresentáveis, todas suas qualidades podem ser encobertas.

Afinal, a boa aparência entra como fator determinante, o que consequentemente inclui um belo sorriso e a saúde bucal.

Uma matéria do portal G1, abordou sobre a importância do sorriso na procura do emprego. Segundo a reportagem: “ Um estudo revelou que pessoas com dentes bem tratados e alinhados têm mais chances de conseguir um emprego.”

Falaremos mais sobre alguns interessantes estudos sobre o sorriso e seu poder, no tópico a seguir, acompanhe.

Alguns estudos sobre o poder do sorriso confirmam e reiteram sua importância

É inegável o fato de que as pessoas depositam maior confiança naqueles que sorriem. Há uma série de mecanismos inconscientes que “entregam” se alguém sorri de forma sincera ou não. Um sorriso considerado falso, gera desconfiança, por exemplo.

E olha que a ciência, a cada dia, traz resultados expressivos que destacam a importância de um sorriso bonito e seu poder.

É o caso de um estudo que comprovou que o sorriso une as pessoas, atuando como uma espécie de ‘cola social’.

Para tanto, o cientista Ron Gutman fez um experimento que foi publicado em um artigo da revista Forbes, denominado The Untapped Power Of Smiling.

Neste estudo, ele relata que ao colocar um jovem macaco do lado de duas pessoas, com uma sorrindo e outra com semblante sisudo, ele se aproximou da pessoa que sorria.

Há outro estudo, que foi realizado pela Duke University (Estados Unidos), onde se concluiu que o sorriso é capaz de gerar uma recordação mais forte e intensa.

Segundo a matéria publicada pelo site “A Mente é maravilhosa”:

“Diante de uma pessoa que sorri, o córtex orbitofrontal é ativado, uma área do cérebro relacionada à gratificação.”

Isso justifica o estudo da Duke University, que contou com o auxílio de 50 voluntários. Eles interagiram com atendentes de uma agência de viagens imaginária.

Uma atendente fazia sempre o papel de uma pessoa triste, outra permanecia séria e outra, sempre sorridente.

Segundo a matéria:

“No final, todos que interagiram com a mulher sorridente disseram que estavam mais atraídos pelo negócio em questão e afirmaram que estavam mais motivados para fazer negócios com ela novamente.”

Fonte

O registro da pessoa sorridente ficou marcado, de maneira mais clara na mente das pessoas.

Agora, pare e reflita: se alguém te faz um pedido sorrindo ou de forma séria, para qual das duas solicitações você se sente mais inclinado (a) a atender?

Como ter dentes bonitos e um sorriso espontâneo em uma entrevista de emprego?

Não há como negar: as pessoas que realmente cuidam mais dos dentes, tem um sorriso mais espontâneo, e isso certamente soma pontos preciosos no processo seletivo de uma empresa.

Diante de tal constatação, talvez você se pergunte: o que posso fazer para ter os dentes bem cuidados, alinhados, e um sorriso que chame positivamente a atenção?

Uma dica é procurar a ajuda de um profissional do segmento odontológico. Se você não se lembra quando foi a última vez que esteve diante de um dentista, é bom ligar o sinal de alerta!

Para facilitar a sua vida, selecionamos a seguir, algumas sugestões para você monitorar a saúde dos seus dentes e, consequentemente, manter seu sorriso bonito e contagiante. Isso te colocará na frente em uma entrevista de emprego:

  • Consulte seu dentista periodicamente. Ele realizará ou indicará o tratamento ortodôntico específico para seu caso, se for necessário;
  • Caso for preciso usar um aparelho ortodôntico e você se sentir inseguro (a) em relação ao seu sorriso, não se preocupe.
  • Primeiramente, pelo fato de que em uma entrevista de emprego, o candidato já demonstra preocupação com a estética e saúde, pelo simples fato de usar um aparelho ortodôntico;
  • Contudo, se ainda assim, você se sentir desconfortável pelo uso do aparelho, pergunte para seu dentista sobre a possibilidade de adotar um tratamento com o aparelho invisível.
  • O ortodontista é o profissional adequado para orientar e prestar a indicação correta;
  • Além disso, nunca descuide da escovação adequada dos dentes e faça uso rotineiro do fio dental, após todas as refeições.

Como vimos, um belo sorriso contribui com nossa vida profissional e pessoal. Dentes bem cuidados refletem um ar mais confiante, algo fundamental para o desenvolvimento e crescimento na carreira.

Se por acaso, você não está satisfeito (a) com seu sorriso e sua saúde bucal, entre em contato conosco agora e conheça uma incrível solução!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Postar Comentário