Clientes

Prótese dentária – quais os tipos e benefícios?

Publicado em 14 de setembro de 2020.

tipos-de-prótese-dentária

Está em busca de uma prótese dentária? Gostaria de conhecer quais os tipos de prótese dentária e seus respectivos benefícios?

Pois bem, você está no lugar certo! No post de hoje, aqui no blog da REDEORTO, iremos te contar tudo o que é necessário para você tomar a melhor decisão na escolha entre os vários tipos de prótese dentária.

Antes de mais nada, você sabia que, de acordo com uma matéria de 2018 publicada no portal Saúde -IG,  “Ao todo, 39 milhões de brasileiros sofrem com a perda total ou parcial dentária, sendo que uma em cada cinco dessas pessoas tem entre 25 e 44 anos.”?

Fonte: Saúde – iG

Os dados foram obtidos pelo estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, realizado pela Edelman Insights.

E, cá pra nós, uma das piores sensações do mundo é a de perder os dentes, não concorda? É algo que além de mexer com nosso psicológico e com a autoestima, prejudica não somente a nossa estética bucal, como também traz uma série de outros transtornos.

Por exemplo, seu sorriso fica comprometido. Muita gente deixa de sorrir, por vergonha do dente frontal que está ausente. Sem contar também, com o fato de que quando não temos algum dos nossos dentes, temos todo o processo de mastigação, prejudicado.

Porém, com a evolução da tecnologia e dos tratamentos dentários, hoje é possível contar com uma série de soluções para o problema da queda e perda de dentes.

Você conhece algum dos tipos de próteses dentárias? Sabe como esse tratamento pode te ajudar e promover uma série de vantagens e benefícios?

Se você quer descobrir, continue a leitura desse artigo feito com todo o carinho pela equipe da REDEORTO, só pra você!

O que é prótese dentária?

De início, é sempre importante partirmos da definição do termo, não é mesmo? Esse tratamento dentário é um aos dentes ausentes, podendo ser fixo ou removível.

Hoje em dia, esse tratamento promove uma aparência mais natural ao usuário, com muito mais conforto, em comparação ao tipo de procedimento adotado alguns anos atrás.

Graças a essa solução, é possível recuperar a autoestima da pessoa, bem como a harmonia bucal.

Veja a seguir, alguns dos principais tipos de prótese dentária que estão disponíveis no mercado:

 

  • Prótese Total

Talvez você conheça esse tipo de prótese, pelo nome popular de “dentadura”. Se trata da opção indicada para substituir todos os dentes da arcada superior e/ou inferior. Por isso, recebe o nome de total.

Ela é feita partindo das moldagens que simulam a anatomia dental, tanto da arcada superior (maxilar) quanto da arcada inferior (mandíbula) da pessoa.

Removível, se trata de um tratamento que ganha mais requinte e elaboração a cada dia, conseguindo inclusive reproduzir tanto a cor, quanto a forma e até mesmo o tamanho original dos dentes, bem como a cor da gengiva.

 

  • Prótese Protocolo

Para pacientes que querem dar adeus de uma vez por todas ao incômodo das antigas dentaduras, esse tipo de prótese dentária é a mais perfeita alternativa.

Ela é desenvolvida sobre 4 a 8 implantes em média, sendo totalmente fixada e com forte valor estético. Outra característica é que ela pode ser confeccionada tanto em resina quanto em porcelana.

 

  • Prótese Overdenture

Com um preço menor em comparação ao modelo protocolo, porém, com menor eficiência, o modelo overdenture é produzido em resina e exige em média, de 2 a 6 implantes.

Podemos dizer que é um tipo dentadura, com encaixe pequeno capaz de conectar os implantes à prótese. Vale dizer que para a higienização, ela pode ser retirada.

 

  • Prótese Fixa sobre implantes

Outro exemplo entre os tipos de prótese dentária é a fixa sobre implantes. Ela conta com elementos protéticos que são cimentados sobre os implantes. Sendo assim, não é possível  que ela seja retirada pela pessoa, somente pelo seu dentista.

Vantagens desse tratamento

Veja a seguir, alguns benefícios de investir em uma prótese dentária:

 

  • Substituir dentes ausentes

O primeiro benefício que podemos notar ao investir no tratamento é exatamente o fato de preencher o vazio deixado pelo dente perdido. Sabemos o quanto é, no mínimo, constrangedor socialmente e para a aparência da pessoa, não contar com um bonito e completo sorriso, não é verdade? Graças ao uso da prótese, hoje é possível reparar este problema e trazer melhor qualidade de vida para as pessoas.

 

  • Melhora a aparência e a autoestima

Todos sabem a dimensão de importância que um belo sorriso exerce em nossa aparência. Já imaginou, participar de uma entrevista de emprego sem um dente frontal, por exemplo? Não se trata apenas da parte estética. Certamente uma pessoa nessas condições se sentirá inferiorizada, com falta de confiança e com a autoestima abalada. Com a prótese, esse problema acaba e o sorriso volta a brilhar em sua completude.

 

  • Melhora a fala e a respiração

A falta de dentes atrapalha até mesmo a maneira como respiramos e falamos. Sendo assim, com esse tratamento você passa a falar melhor e também a respirar.

Sobre a fala especificamente, sabia que determinados fonemas da Língua Portuguesa dependem dos dentes para que tenham a adequada verbalização? É o caso de sons oriundos das letras f, v e t.

 

  • Otimiza o processo de mastigação

Com a prótese há a melhora da mastigação, algo extremamente importante para a saúde do paciente. Como há uma função específica para cada um dos dentes, o simples fato de um deles ficar ausente é extremamente prejudicial para o organismo.

Como alguns alimentos não são triturados da forma correta, devido a falta dos dentes, muitas pessoas apresentam problemas de refluxo e demais contratempos gastrointestinais. Já com o uso da prótese dentária, o sistema mastigatório é restabelecido, evitando o surgimento de doenças neste sentido.

Viu como a prótese dentária é uma solução extremamente eficaz? Converse com deu dentista e avalie qual a melhor opção de tratamento para sua situação. Lembre-se que cada caso deve ser pensado de forma particular e exclusiva, ok?

Quer agendar uma avaliação e ter de volta seu sorriso mais do que perfeito? Entre em contato com nossa equipe de atendimento e agende agora mesmo clicando aqui.