PARA QUE SERVEM AS BORRACHINHAS DO APARELHO?

Te adiantamos, não são para fins estéticos! Existem vários tipos de elásticos e cada um deles exerce uma função diferente

Os Elastics do aparelho fixo pode até deixar o sorriso mais bonito e divertido, mas sua função é a de prender o fio ortodôntico no bráquete através da pressão que ela faz pra o fio entrar na aleta do braquete e então alinhar o sorriso. Existem vários tipos de elásticos de tamanhos e diâmetros diferentes e, cada um deles possui um objetivo: fechar e abrir espaços, desentortar e alinhar dentes, mordida, entre outros. Os elásticos coloridos são diferentes dos discretos, como por exemplo: os beges. Enquanto os coloridos são mais brandos, os neutros são maiores e espessos, perfeitos para tratamentos que precisam de uma ajuda mais intensa.
A troca das borrachinhas mais finas (coloridas) do aparelho deve ser feita uma vez por mês e é importante ressaltar que, somente um dentista ortodontista pode diagnosticar a necessidade e o tipo de aparelho adequado para o seu caso. O paciente pode escolher qual a cor que deseja usar, como a cor favorita, cor do time, de datas comemorativas, como Copa, Natal e Olimpíadas, por exemplo.
Lembre-se: o uso sem assistência odontológica dessas borrachinhas pode causar movimentos excessivos e consequentemente perdas dentárias.

cor borrachinha do aparelho

 

CONHEÇA SEIS DICAS QUE AJUDAM A CONVIVER BEM COM O APARELHO:
1-Mantenha sua escovação em dia – Imagine a cena: Sua crush ou seu crush faz um convite de última hora para sair, nada pior do que ficar com comida grudada nos bráquetes, por isso, antes de engatar uma conversa, dê uma passadinha no banheiro e faça um bochecho.
2-Nada de alimentos duros ou muito grudentos – O doce “quebra-queixo”, pro exemplo, melhor evitar e quando comer maçã prefira fatia-la.
3- Use a cera para proteger a bochecha – Nos primeiros dias depois de colocar o aparelho é comum cortar um pouco a bochecha. Existe uma cera própria para colocar nos bráquetes, na região que está sendo machucada. Assim que for protegida, a bochecha cicatriza. Seu dentista lhe dará uma no dia em que começar seu tratamento.
4-Beijo está liberado – Não se intimide na hora do beijo. Se a outra pessoa também usar aparelho, pode tirar da cabeça aquela cena dos dois enroscados, isso é mito! Só é bom checar se há algum fio solto para não machucar o parceiro ou parceira.

5-Abuse no estilo – Para quem não tem medo de ousar, as borrachinhas do aparelho estão cada vez mais bonitas, coloridas e diferentes. Tem com formato de estrela, naipe de baralho, e até douradas.
6 – Faça uso do fio dental todos os dias – O fio é muito importante para manter os dentes sempre limpos e evitar cárie, tártaro e outros problemas bucais.

 

Se você não sabe se precisa usar aparelho ou quer tirar mais dúvidas, é só deixar seu contato aqui para a gente 🙂

Leave A Comment