Odontopediatria: Quando devo levar o meu filho ao dentista?

O cuidado dos pequenos é sempre a maior preocupação dos pais. Mesmo assim, não é amplamente divulgado sobre todos os termos e responsabilidades da saúde bucal das crianças e qual o melhor momento pra começar.
Apesar de ser necessário um acompanhamento odontológico feito pela mãe durante a gestação, muitas pessoas acham que não é tão importante ir logo cedo ao dentista e que os cuidados deveriam ser feitos somente depois que os primeiros dentinhos aparecem, mas isso não é verdade.

Durante o primeiro ano de vida do bebê é quando se formam os hábitos de higiene bucal, alimentação e até a dependência em chupar chupeta ou o dedo, o que, feito de forma desequilibrada, pode levar ao aparecimento de cáries e criação de hábito que pode prejudicar a formação da dentição. As vantagens de começar o cuidado da saúde bucal logo no primeiro ano são várias. Se estabelece um vínculo familiar e afetivo com o dentista, tornando as visitas mais fáceis, evitando o medo que a maioria das crianças tem. É criada também uma idéia de que o cuidado com a saúde bucal faz parte de sua saúde em geral e o cultivo desse pensamento pode tornar a criança muito mais aberta a ser saudável e consciente sobre como se cuidar.

As consequências da consulta tardia ao dentista podem levar a criança a criar memórias traumáticas, pois além dela não estar familiarizada com o ambiente, provavelmente também já pode estar com dor ou cáries, que demandam um tratamento um pouco mais complexo já no primeiro encontro com o profissional.
Por isso, não deixe de levar o seu pequeno logo no primeiro ano ao dentista, assim ele vai poder viver sorrindo com a REDEORTO!

Cadastre-se abaixo para falar com nossos dentistas!

Leave A Comment