Importante: Como posso me livrar do meu mau hálito?

A halitose, comumente chamada de mau hálito, pode ser causada por mais de 40 motivos diferentes tendo a higiene bucal inadequada como o maior agravante.
Os principais motivos são:
Saburra lingual – A saburra é uma camada esbranquiçada que fica na língua com restos de comida, bactérias e saliva. Apesar de ser normal, a saburra excessiva pode deixar um cheiro muito ruim, pois as bactérias irão consumir os restos de comida e enquanto isso vão soltar enxofre, um gás com cheiro muito ruim.
Placa bacteriana – Apesar da placa se formar normalmente na boca, a falta de higiene pode fazer com que ela cresça cada vez mais rápido e mais grossa, aumentando o mau odor da boca.
Boca seca – A nossa saliva ajuda na remoção de partículas de comida e bactérias que ficam na nossa boca após as refeições. Quando não há saliva o suficiente essas partículas se acumulam e acabam criando a saburra em excesso.
É importante dizer que dá pra prevenir tudo isso. Apesar da grande quantidade de causas a solução está, na maioria das vezes em uma boa higiene e hidratação. Escove sempre os dentes depois das refeições e tome bastante água para que a produção de saliva seja suficiente para limpar todas os resíduos. Ter cuidado com o que consumimos também pode ajudar com a halitose. Alimentos muito salgados, quentes ou extremamente temperados ajudam a deixar a boca seca, por isso é bom maneirar. Outros alimentos, como maçã e cenoura, ajudam a promover uma limpeza natural na boca e contribuem para a diminuição do forte odor.
Hoje em dia os tratamentos variam entre uma alimentação mais saudável até a terapia a laser ou eletroterapia, por isso não deixe de consultar o seu dentista para saber qual o melhor tratamento para você.

 

Cadastre-se abaixo para falar com nossos dentistas!

Leave A Comment