Clientes

Dentes e Bullying: entenda como o sorriso pode impactar a autoestima

Publicado em 24 de julho de 2020.

Já parou para pensar na importância do sorriso em nossas vidas, bem como no quanto os cuidados com os dentes interferem diretamente em nossa autoestima? Aliás, autoestima e sorriso são parceiros íntimos!

Exatamente por isso, a relação entre os dentes e situações de Bullying, pode ser das mais traumáticas, tendo origem na mais tenra idade, quando a criança começa seu convívio social. E o pior: pode se prolongando durante as diversas fases da vida adulta.

Para termos uma ideia do quanto a estética e saúde dos nossos dentes, é capaz de impactar de forma direta nossa autoestima e a forma como lidamos com o mundo, basta pegarmos como exemplo, aquele tipo de pessoa que:

  • Tem uma luta diária com o espelho, ao notar seus dentes tortos;
  • Sente-se inferiorizada, pelo fato de sofrer um cruel julgamento das pessoas à sua volta;
  • Demonstra insegurança, e com isso, é incapaz de aproveitar de forma plena, momentos comuns do cotidiano, como sorrir para fotos, por exemplo;
  • Sofre todo tipo de Bullying e gozações, seja na escola, colégio, trabalho, etc.; tudo por conta de ter dentes desalinhados ou ‘encavalados’;
  • Possui extrema dificuldade de se relacionar, por se achar feia e ‘menos’ que as demais, exatamente pela dentição torta, ou por ter o sorriso amarelo, cáries, etc.

Considerando as situações acima, não fica difícil percebermos a relação estreita do nosso sorriso com nossa autoestima.

E também notamos o quanto o Bullying em decorrência da estética dentária fora dos padrões, é nocivo e agressivo.

Exatamente por isso, manter cuidados com os dentes é uma forma de demonstrar amor próprio e regar a plantinha da felicidade.

Se identificou com algumas das situações descritas acima ou conhece alguém que se encaixa? Quer entender melhor de que forma o Bullying ‘mina’ a alegria e felicidade das pessoas? Saber como ter um sorriso bonito e perfeito pode ajudar sua autoestima?

Então continue a leitura desse artigo aqui no blog! No final, você vai descobrir ainda uma solução extremamente eficaz e acessível, capaz de tornar seu sorriso tão bonito e irradiante feito um raio de sol. Confira!

Dentes e Bullying: cuidados com os dentes devem começar desde cedo

Uma matéria do jornal ‘El País’, destacou o quanto alguns dos efeitos do Bullying podem ser irreversíveis.

Os indícios de que um indivíduo é vítima de Bullying, especialmente na idade escolar, podem ser notados quando ele apresenta:

  • Mudança de comportamento, demonstrando quadros de ansiedade;
  • Tristeza;
  • Constante irritabilidade;
  • Aparência de apatia;
  • Insônia e /ou pesadelos;
  • Perda de autocontrole;
  • Comportamento de fuga;
  • Crise de choro recorrente;
  • A criança ou adolescente se recusa ir para a escola;
  • Não quer se relacionar com os colegas, tampouco participar de passeios;
  • Somatização, desencadeando dores na cabeça, de barriga, ou até mesmo vontade de vomitar, etc.

Além disso, segundo matéria do portal Terra:

“Além de causar baixa autoestima e dificuldade de relacionamento, o bullying afeta a saúde e leva ao desenvolvimento de doenças como a bulimia e a anorexia, além de ser um fator muitas vezes determinante na decisão de cometer suicídio.”

(Fonte: Link)

Você sabia que um dos principais motivos de Bullying nas escolas, diz respeito aos dentes?

Há até um termo que define este fator que desencadeia baixa autoestima: Bullying Odontológico.

Se dentre as causas de baixa autoestima em pessoas de todas as idades, problemas com os dentes encabeçam a lista, quando pensamos em crianças e adolescentes, além de ser uma das principais causas, os efeitos são ainda mais negativos.

Exatamente por isso, os cuidados com os dentes devem fazer parte da vida cotidiana das crianças, desde o princípio, sendo que o acampamento do dentista é algo essencial. É o que veremos no tópico seguinte.

Dentes e Bullying: Julho Laranja aborda a questão dos cuidados com os dentes desde a infância

Promover a autoestima e bem-estar psicológico emocional, é fundamental, não é mesmo?

A saúde bucal é peça-chave neste sentido, sendo que há até uma campanha que aborda essa questão e sua relação com o Bullying, entre outros temas: Julho Laranja.

Você sabia que, antes mesmo do nascimento dos dentinhos, as consultas regulares ao dentista e ao ortodontista, são imprescindíveis?

Elas devem ser ainda mais intensificadas, a partir dos 5 anos, que é quando a troca de dentes é iniciada.

É preciso, portanto, que desde o começo da vida, antes da dentição formada, a criança frequente o consultório do dentista, para que haja uma avaliação precoce do desenvolvimento dentário e facial dela.

Acredite, isso poderá poupar a criança e o futuro adulto, de desenvolver diversos tipos de problemas de ordem emocional, psicológica e claro, de saúde física também.

Afinal, há quadros onde o indivíduo sente dores de cabeça (cefaleia), desenvolve sinusite, tudo devido à má oclusão (quando não há o equilíbrio correto entre a arcada superior e a arcada inferior).

Tratamentos ortodônticos devolvem autoestima e saúde bucal

As principais causas de Bullying e que refletem problemas de ordem odontológica, são muitas vezes as alterações bucais (como espaçamento exagerado entre os dentes), má oclusão, e até mesmo a ausência de dentes.

Mais do que uma questão estética, deixar os dentes perfeitos e com um sorriso bonito, é um gesto de amor próprio e de cuidados com a saúde.

Sendo assim, a solução ideal para o tratamento de dentes tortos, dentes desalinhados, encavalados, mordida que não encaixa, entre outros aspectos, é buscar a ajuda de um dentista. Ele irá indicar para o paciente, o tratamento ideal, exato às suas necessidades.

No caso de dentes tortos e desalinhados, por exemplo, um dos tratamentos mais eficazes é o uso de aparelho invisível.

Os alinhadores Invisalign®, são a clara comprovação de conforto e retomada da autoestima dos pacientes que fazem seu uso. Além disso, ele traz resultados incríveis e é mais eficaz que os tratamentos convencionais.

Também é possível, por meio de variados tratamentos ortodônticos, melhorar a mastigação, promovendo o máximo em saúde bucal.

Sem contar com a endodontia, com tratamento de canal, preservando assim, um dente bastante danificado ao invés de extraí-lo, e também o clareamento dental, promovendo um sorriso branco e brilhante.

Enfim, são várias opções para cada necessidade e de acordo com o orçamento de cada paciente.

A REDEORTO conta com um time de especialistas em todas as áreas da odontologia. Agende agora mesmo uma avaliação e saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Postar Comentário