Já parou para pensar na importância do sorriso em nossas vidas, bem como no quanto os cuidados com os dentes interferem diretamente em nossa autoestima? Por isso, a relação entre os dentes e situações de Bullying, pode ser das mais traumáticas, tendo origem na mais tenra idade, quando a criança começa seu convívio social. E o pior: pode se prolongando durante as diversas fases da vida adulta.
Para termos uma ideia do quanto a estética e saúde dos nossos dentes, é capaz de impactar de forma direta nossa autoestima e a forma como lidamos com o mundo, basta pegarmos como exemplo, aquele tipo de pessoa que:
- Tem uma luta diária com o espelho, ao notar seus dentes tortos;
- Sente-se inferiorizada, pelo fato de sofrer um cruel julgamento das pessoas à sua volta;
- Demonstra insegurança, e com isso, é incapaz de aproveitar de forma plena, momentos comuns do cotidiano, como sorrir para fotos, por exemplo;
- Sofre todo tipo de Bullying e gozações, seja na escola, colégio, trabalho, etc.; tudo por conta de ter dentes desalinhados ou ‘encavalados’;
- Possui extrema dificuldade de se relacionar, por se achar feia e ‘menos’ que as demais, exatamente pela dentição torta, ou por ter o sorriso amarelo, cáries, etc.
Considerando as situações acima, não fica difícil percebermos a relação estreita do nosso sorriso com nossa autoestima.
E também notamos o quanto o Bullying em decorrência da estética dentária fora dos padrões, é nocivo e agressivo.
Exatamente por isso, manter cuidados com os dentes é uma forma de demonstrar amor próprio e regar a plantinha da felicidade.
Se identificou com algumas das situações descritas acima ou conhece alguém que se encaixa? Quer entender melhor de que forma o Bullying ‘mina’ a alegria e felicidade das pessoas? Saber como ter um sorriso bonito e perfeito pode ajudar sua autoestima?
Então continue a leitura desse artigo aqui no blog! No final, você vai descobrir ainda uma solução extremamente eficaz e acessível, capaz de tornar seu sorriso tão bonito e irradiante feito um raio de sol. Confira!
Dentes e Bullying: cuidados com os dentes devem começar desde cedo
Uma matéria do jornal ‘El País’, destacou o quanto alguns dos efeitos do Bullying podem ser irreversíveis.
Os indícios de que um indivíduo é vítima de Bullying, especialmente na idade escolar, podem ser notados quando ele apresenta:
- Mudança de comportamento, demonstrando quadros de ansiedade;
- Tristeza;
- Constante irritabilidade;
- Aparência de apatia;
- Insônia e /ou pesadelos;
- Perda de autocontrole;
- Comportamento de fuga;
- Crise de choro recorrente;
- A criança ou adolescente se recusa ir para a escola;
- Não quer se relacionar com os colegas, tampouco participar de passeios;
- Somatização, desencadeando dores na cabeça, de barriga, ou até mesmo vontade de vomitar, etc.
Além disso, segundo matéria do portal Terra:
“Além de causar baixa autoestima e dificuldade de relacionamento, o bullying afeta a saúde e leva ao desenvolvimento de doenças como a bulimia e a anorexia, além de ser um fator muitas vezes determinante na decisão de cometer suicídio.”
(Fonte: Link)
Você sabia que um dos principais motivos de Bullying nas escolas, diz respeito aos dentes?
Há até um termo que define este fator que desencadeia baixa autoestima: Bullying Odontológico.
Se dentre as causas de baixa autoestima em pessoas de todas as idades, problemas com os dentes encabeçam a lista, quando pensamos em crianças e adolescentes, além de ser uma das principais causas, os efeitos são ainda mais negativos.
Exatamente por isso, os cuidados com os dentes devem fazer parte da vida cotidiana das crianças, desde o princípio, sendo que o acampamento do dentista é algo essencial. É o que veremos no tópico seguinte.
Dentes e Bullying: Julho Laranja aborda a questão dos cuidados com os dentes desde a infância
Promover a autoestima e bem-estar psicológico emocional, é fundamental, não é mesmo?
A saúde bucal é peça-chave neste sentido, sendo que há até uma campanha que aborda essa questão e sua relação com o Bullying, entre outros temas: Julho Laranja.
Você sabia que, antes mesmo do nascimento dos dentinhos, as consultas regulares ao dentista e ao ortodontista, são imprescindíveis?
Elas devem ser ainda mais intensificadas, a partir dos 5 anos, que é quando a troca de dentes é iniciada.
É preciso, portanto, que desde o começo da vida, antes da dentição formada, a criança frequente o consultório do dentista, para que haja uma avaliação precoce do desenvolvimento dentário e facial dela.
Acredite, isso poderá poupar a criança e o futuro adulto, de desenvolver diversos tipos de problemas de ordem emocional, psicológica e claro, de saúde física também.
Afinal, há quadros onde o indivíduo sente dores de cabeça (cefaleia), desenvolve sinusite, tudo devido à má oclusão (quando não há o equilíbrio correto entre a arcada superior e a arcada inferior).
Tratamentos ortodônticos devolvem autoestima e saúde bucal
As principais causas de Bullying e que refletem problemas de ordem odontológica, são muitas vezes as alterações bucais (como espaçamento exagerado entre os dentes), má oclusão, e até mesmo a ausência de dentes.
Mais do que uma questão estética, deixar os dentes perfeitos e com um sorriso bonito, é um gesto de amor próprio e de cuidados com a saúde.
Sendo assim, a solução ideal para o tratamento de dentes tortos, dentes desalinhados, encavalados, mordida que não encaixa, entre outros aspectos, é buscar a ajuda de um dentista. Ele irá indicar para o paciente, o tratamento ideal, exato às suas necessidades.
No caso de dentes tortos e desalinhados, por exemplo, um dos tratamentos mais eficazes é o uso de aparelho invisível.
Os alinhadores Invisalign®, são a clara comprovação de conforto e retomada da autoestima dos pacientes que fazem seu uso. Além disso, ele traz resultados incríveis e é mais eficaz que os tratamentos convencionais.
Também é possível, por meio de variados tratamentos ortodônticos, melhorar a mastigação, promovendo o máximo em saúde bucal.
Sem contar com a endodontia, com tratamento de canal, preservando assim, um dente bastante danificado ao invés de extraí-lo, e também o clareamento dental, promovendo um sorriso branco e brilhante.
Enfim, são várias opções para cada necessidade e de acordo com o orçamento de cada paciente.
A REDEORTO conta com um time de especialistas em todas as áreas da odontologia. Agende agora mesmo uma avaliação e saiba mais.
Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
🙂
Muito obrigado, Alex. Seguimos sempre em busca de tornar nosso conteúdo cada vez melhor.