Clientes

Conheça os 4 tipos de prótese dentária

Publicado em 23 de novembro de 2020.

tipos-de-protese-dentaria

Atualmente, o uso de implantes por meio de prótese dentária é uma solução eficaz para suprir a ausência de dentes. Existem diferentes tipos de prótese dentária, hoje conhecermos alguns deles.

Contudo, boa parte das pessoas, ao serem informadas pelo dentista sobre a necessidade de usá-las, fica um tanto confusa, exatamente por desconhecer as opções disponíveis.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que mais do que a estética, que obviamente é fundamental, o uso da prótese dentária deve promover ao usuário, conforto, bem-estar e segurança.

Para te ajudar na escolha e entender a indicação do dentista de sua confiança, a equipe da REDEORTO preparou o post de hoje no blog, especialmente para você.

Conheça a seguir, os 4 tipos de prótese dentária disponíveis para substituir os dentes ausentes, aumentar sua autoestima e promover a harmonia bucal.

 

Prótese dentária: Brasil tem um número alarmante de pessoas sem nenhum dente 

Estudos apontam que cerca de 11% da população do Brasil não tem sequer um único dente na boca. Assustador, não é mesmo? 

As mulheres são as maiores vítimas, atingindo o percentual de 13,3% enquanto os homens ficam em torno de 8,4 %.

Contudo, outro dado que nos chama a atenção é que quase metade da população com mais de 60 anos já perderam todos os dentes. 

Diante dessa realidade, é comum que fiquemos preocupados com nossa saúde bucal (e aliás, devemos mesmo ficar, né? ). 

Higienizar de forma correta a boca e efetuar a limpeza diária dos dentes, frequentar o consultório odontológico regularmente, usar fio dental e toda a manutenção dos dentes, é fator determinante para nossa saúde.

Afinal, perder os dentes pode acarretar em diversos outros problemas. Além da questão estética, perder os dentes muitas vezes acarreta ainda em transtornos psicológicos, de baixa autoestima, bem como propicia o surgimento de uma infinidade de doenças.

Nos relatos encontrados em alguns estudos, pessoas que perderam seus dentes declararam que sentem dificuldade de se relacionar, de namorar, de fazer amigos, procurar um emprego. 

E não fosse o bastante, é fato que muitas pessoas encontram dificuldade também para sair de casa, devido ao aspecto de seus rostos e a insegurança gerada pela ausência dos dentes

Sem contar que ainda por cima há problemas para se alimentar, devido a falta da mastigação. 

Complicado, não é mesmo?

Daí a importância de buscar um tratamento assertivo e investir em implantes e nos diferentes tipos de prótese dentária, de acordo com cada caso e necessidade. 

 

Cuidados com os dentes evitam a necessidade da prótese dentária

 

Antes de falarmos sobre os 4 tipos de prótese dentária, que tal falarmos sobre como evitar que esse tipo de procedimento seja necessário?

Lembre-se que a princípio, a primeira coisa a ser notada em uma pessoa, é exatamente o seu sorriso. Sendo assim, para causar uma boa impressão e um impacto positivo, cuidar dos dentes é imprescindível. 

Como dissemos no início do post, além da estética de um sorriso bonito, é fundamental zelar pela saúde bucal para evitar problemas e doenças. A saber: a falta de uma boa higiene dental, além de levar a queda dos dentes, pode acarretar em quadros como acidente vascular cerebral (AVC) e problemas cardíacos. Sentiu o drama? 

Então veja alguns cuidados que você deve ter de forma rotineira:

  • Sempre escove os dentes ao menos três vezes ao dia;
  • Faça uso de creme dental com flúor, pelo fato de ser o produto mais indicado para remoção da placa bacteriana. Vale lembrar que a placa bacteriana é responsável direta pelo surgimento de cáries e ocorrência de gengivite;
  •  Fio dental deve ser usado diariamente, caso contrário, a placa bacteriana poderá endurecer entre a gengiva e os dentes, formando tártaro;
  • Evite ingerir alimentos ricos em açúcares;
  • Diminua a ingestão de bebidas gaseificadas;
  • Café, álcool e cigarro podem causar mau hálito, além de provocar manchas nos dentes. Portanto, evite ao máximo e no caso de beber ou fumar, escove os dentes em seguida;
  • Sempre consulte seu dentista periodicamente e realize exames dos dentes e uma limpeza dental, sempre que necessário. 

Prótese dentária: conheça as opções

Se você perdeu seus dentes e está lidando com todos os problemas resultantes desse fato, saiba que é possível contar com uma solução eficaz: o uso de prótese dentária.

Com as próteses dentárias, além de melhorar a estética facial, seu sorriso e autoestima, você reabilita uma importante função: a da mastigação. Com a tecnologia atual, elas trazem ainda mais conforto e aparência natural. Confira as opções encontradas no mercado atual: 

Prótese Total

Lembra da “dentadura”? Pois bem, é o que chamamos hoje de Prótese Total. Talvez você conheça esse tipo de prótese, pelo nome popular de “dentadura”. Caso você não tenha ou precise substituir todos os dentes, tanto da arcada inferior quanto superior, essa é a melhor opção. 

Para sua produção, a Prótese Total utiliza moldagens da anatomia dental do paciente.  É importante frisarmos que esse modelo é removível, e implica em cuidados e higienização, assim como é feito nos dentes originais. 

Prótese Protocolo

A chamada Prótese Protocolo é feita a partir de 4 a 8 implantes. Contudo, ela é fixada em sua totalidade, e tem como vantagem, seu aspecto estético. Permite a confecção de materiais como porcelana ou resina.

Pelo fato de ser fixa, é importante sempre se certificar de evitar o acúmulo de resíduos nos dentes. 

Prótese Overdenture

Quanto à Prótese Overdenture, ela muitas vezes chama a atenção pelo fato de ter um preço mais baixo quando comparada com a Prótese Protocolo. Contudo, ela é menos eficiente. Com produção em resina,  demanda em média, de 2 a 6 implantes.

Ela é apontada como uma espécie de dentadura, porém, seu encaixe é menor e permite conexão com os implantes. Para a correta higienização, é importante retirá-la. 

Prótese Fixa sobre implantes

A Prótese Fixa sobre implantes é aquela formada por elementos protéticos que são cimentados sobre os implantes.

Desta forma, ela não permite a retirada pelo usuário, apenas o dentista pode retirá-la.

Você sabia que a REDEORTO trabalha com o que há de mais moderno e com extrema qualidade, em próteses dentárias? 

Clique aqui e saiba mais.