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Como ter mais clientes no consultório odontológico?

Publicado em 9 de outubro de 2020.

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Se você é dentista ou atua no setor de ortodontia, ou até mesmo sonha em empreender em uma franquia de clínica odontológica, certamente já se perguntou sobre como ter mais clientes no consultório odontológico, não é mesmo?

Conforme dados do Conselho Federal de Odontologia, temos cerca de mais de 300 mil dentistas no Brasil. Com isso, você provavelmente pense: “Uau, a disputa pelo mercado é acirrada”, certo?

Em partes, sim. A verdade é que em todos segmentos você terá que competir com outras empresas e profissionais e para ser bem-sucedido, para isso você deve se diferenciar.

Exatamente por isso, seu foco deve ser o de buscar estratégias para alcançar o sucesso e ganhar a cada dia mais clientes. Além disso, ao prestar um serviço capaz, não apenas de satisfazer os clientes, mas sobretudo de superar expectativas e encantá-los, é possível ter muito mais clientes e com isso, ampliar o faturamento.

Sabemos que a experiência do tratamento na área da saúde, especialmente quando se trata do trabalho de um dentista, nem sempre é vista como um produto. No entanto, é de suma importância que o empreendedor pense na prestação de serviços e tratamentos como produto, afinal, a consequência desse cuidado atrairá, consequentemente, mais clientes ao seu consultório odontológico.

Contudo, nutrir somente tal visão não basta, é preciso lançar mão de outras estratégias e dicas, que apenas quem já está há anos no segmento pode compartilhar.

Foi pensando em compartilhar experiências, dicas e conhecimento, que a REDEORTO preparou o post de hoje. Nele, você dentista empreendedor ou investidor da área da saúde bucal, saberá o que pode ser feito para aumentar o fluxo de clientes e o faturamento do seu consultório odontológico ou clínica.

Continue a leitura e descubra dicas incríveis!

O que o dentista pode fazer para atrair mais clientes para o consultório? Invista no seu consultório odontológico!

O básico, antes de mais nada, é preparar o ambiente para uma demanda maior de pessoas.

Numa livre analogia, quando você vai dar uma festa, o que você faz? Planeja o evento, adquire determinados produtos, serviços, acessórios, organiza a casa, não é mesmo?

Assim também deve ser feito com o seu consultório. Pense no ambiente como um lugar que deve recepcionar bem seus convidados, no caso, os clientes. Ofereça conforto, higiene, infraestrutura, temperatura agradável, etc.

Pode ter certeza que o cliente, ao se sentir bem e acolhido em seu consultório odontológico ou clínica, terá o desejo de retornar. Caso contrário, ele optará pelo seu concorrente e você ao invés de aumentar a clientela, diminuirá.

Conquistar presença online e investir em marketing digital

Se o seu negócio não tem presença online, tampouco investe em marketing digital, ele simplesmente perde chances infinitas de ampliar o público e aumentar o faturamento.

Na verdade, seu consultório fica ‘anos luz’ atrás da concorrência. Basta pensar no comportamento das pessoas atualmente. Por exemplo, você conhece alguém que não busque informações sobre um determinado produto, assunto e serviço, no Google? É provável que não. Vale dizer que a cada dia, são realizadas mais de 100 BILHÕES de pesquisas no buscador mais famoso do universo.

Caso seu consultório não tenha um site, tampouco esteja conectado às redes sociais, ele está no final da fila, por assim dizer. Viu como é importante divulgar o consultório?

Portanto, você precisa investir em conteúdo digital e em estratégias de marketing para trazer acessos, torná-lo mais conhecido e consequentemente, obter mais clientes.

Vale frisarmos que marketing odontológico em linhas gerais, implica em ações que envolvem desde o estudo do seu público-alvo, até o estudo da concorrência, estabelecer criação de parcerias, além de envolver tanto as mídias offline como as mídias online.

Pode ter certeza de que as ações de marketing, feitas do jeito certo, irão otimizar o setor comercial do consultório odontológico.

Tenha total excelência no atendimento

Lidar com sorrisos é lidar com a oportunidade de promover felicidade, de forma literal, na vida das pessoas.

Essa é uma das missões de um consultório odontológico e deve ser sempre algo primordial. Como você lida com o sonho das pessoas, frustrá-las pode significar não apenas o fracasso, como também o fim do seu próprio sonho, que é o de ser bem-sucedido na área e promover a felicidade dos seus clientes.

O primeiro passo para efetuar um serviço que entregue a concretização dos sonhos e daquilo o que os clientes buscam em seu estabelecimento, é exatamente prestar um bom atendimento.

É inconcebível prestar um atendimento de má qualidade em seu consultório, se você pretende crescer e se estabelecer no mercado como uma autoridade no assunto e como uma empresa de ótima reputação. Os clientes precisam se sentir bem indo ao seu consultório odontológico.

Sendo assim, lembre-se que muitas vezes, o primeiro contato do paciente com o seu consultório é por meio do telefone, em  uma ligação telefônica atendida pela recepcionista. E é aqui que ‘mora o perigo’, pois por negligência do empreendedor dentista, muitas vezes ele não investe no treinamento da profissional.

Além do treinamento, é fundamental seguir o protocolo de atendimento telefônico.

E já que falamos sobre treinamento, vale aqui uma menção ao portal americano Patient News. Em uma interessante matéria sobre marketing odontológico, eles destacaram o tema “Promoção da marca por meio da adesão da equipe”.

Segundo a matéria:

“A maior ideia de marketing odontológico de todas é o treinamento de equipes. Como dentista, você provavelmente está comprometido com a educação continuada para você e sua equipe. Mas você está instruindo sua equipe sobre os benefícios para o consumidor de escolher seu consultório odontológico?”

Vale a pena responder os seguintes questionamentos sobre seu time ou colaboradores:

  • A sua equipe acredita que você precisa de novos pacientes ou vê isso como mais trabalho?
  • Sua equipe entende o valor de cada novo paciente em potencial?
  • Sua equipe é capaz de explicar com clareza e conhecimento o quanto seu consultório é eficaz para um novo visitante?

Fonte: LINK.

Sendo assim, tenha sempre em mente que o bom atendimento é peça-chave para fidelizar clientes e trazer novos. Pense nisso!

 

Encante os pacientes e verá o número de clientes se multiplicar

Atender bem o cliente é o mínimo que se espera de qualquer tipo de serviço, não é mesmo? Se você quer ampliar o número de clientes e alavancar o setor comercial de um consultório odontológico, você precisa ir além.

Em outras palavras, é preciso encantar seu público, com atendimento eficaz e serviços que superem as expectativas.

As pessoas precisam ter uma experiência inesquecível em seu consultório, com um impacto positivo e transformador na vida delas.

Portanto, faça com que seus clientes se sintam especiais, reconhecidos, ouvidos e notados.

Procure sempre disponibilizar algum tempo para conversar com seus clientes e estreitar os laços. Envie mensagens de aniversário, Natal, entre outras datas relevantes.

É importante mostrar que você, de fato, se importa com a pessoa e que ela não é apenas mais um número.

Esclareça sempre as perguntas frequentes de pacientes, isso gera confiança em seu público.

Também pode ser interessante disponibilizar uma área de bebidas na sua sala de recepção, com chá e água, por exemplo.

No que se refere aos serviços que tratem por exemplo, uma extração ou implante, ainda é comum que algumas pessoas nutram um certo medo, não é mesmo?

Portanto, tenha sempre empatia e estabeleça uma relação de confiança com esse paciente em especial. Ele se sentirá grato e certamente indicará os serviços do seu consultório e clínica odontológica, a outros pacientes.

Esteja aberto às reclamações dos clientes e use-as em benefício do consultório odontológico

É claro que nenhum dentista ou prestador de serviço, gostaria de receber algum tipo de reclamação sobre seus respectivos serviços, certo?

Contudo, sabemos que isso pode ocorrer. Mas, se souber lidar com essa questão do jeito certo, você poderá tirar proveito e melhorar, o que naturalmente ajudará a atrair mais pacientes e ampliar o faturamento do consultório odontológico.

Há um estudo que diz que apenas 8% dos clientes insatisfeitos reclamam. Se você receber alguma reclamação, lembre-se que ela poderá identificar alguma falha no processo de atendimento. Com isso, você poderá atuar em sua resolução.

Faça uma análise sobre o atendimento das empresas de destaque

Pesquise sobre as empresas que se destacam no segmento odontológico e até mesmo em segmentos variados e analise de que maneira eles atuam junto ao público.

Um exemplo é a clínica odontológica e rede de franquias REDEORTO, conhecida por prestar um atendimento impecável e por disponibilizar serviços de altíssimo nível para o público.

Transforme seu consultório em uma clínica odontológica franqueada

Você sabia que há inúmeras vantagens para o empreendedor, quando ele aposta em uma franquia de renome dentro do segmento odontológico?

A REDEORTO, por exemplo, está no topo, dentre as maiores redes de clínicas odontológicas do Brasil. Afinal, conta com um modelo de negócio amplo e completo, bem-sucedido e reconhecido ao longo de quase 2 décadas de atuação no mercado.

Pensando nas opções de franquia da marca, um dos modelos mais atrativos para quem quer alto retorno com pouco investimento, é o modelo micro.

Ele foi desenvolvido exatamente para atender aos pequenos consultórios que desejam ter acesso ao que há de melhor em gestão e marketing, por exemplo.

Royalties de 6% e taxa de franquia promocional, são alguns dos atrativos para o dentista empreendedor, porém, há muito mais vantagens que uma franquia possibilita.

O tempo de retorno é de até 6 meses e o investimento médio é de até 5 mil reais.

Com uma marca estabelecida no mercado, o investidor pode contar ainda com especialidades que trazem um enorme retorno financeiro, como:

  • Clareamento
  • Ortodontia
  • Prótese
  • Implantes
  • Clínico Geral
  • Endodontia
  • Odontopediatria
  • Invisalign

O melhor de tudo é que seu consultório contará com todo o suporte necessário em marketing digital, fortalecendo a presença online e divulgação. Contará com treinamentos diferenciados que contribuirão para a excelência no atendimento e melhorias na gestão do negócio.

Certamente, seus clientes antigos notarão a diferença e muitos novos irão chegar até o seu consultório odontológico.

Outros pontos que devemos destacar no que se refere às franquias são:

 

  • Poder de uma marca

Você sabe, uma marca forte gera mais valor. Logo, se torna  uma porta de entrada para novos clientes em seu consultório;

 

  • Expertise

Com 19 anos no mercado, a REDEORTO tem um Know-How inigualável que poderá ser aplicado em seu negócio, o que também se reflete no aumento da clientela;

 

  • Treinamento e desenvolvimento contínuo

A franquia da REDEORTO presta total apoio na seleção da equipe e treinamento do franqueado e colaboradores;

 

  • Rede de fornecedores com valores abaixo do mercado

O empreendedor conta com um portal de compras e parcerias com as maiores marcas do mercado;

 

  • Tecnologia de ponta

Software próprio, agendamento online e Business Intelligence (BI);

 

  • Plano de marketing

Um plano regionalizado, com campanhas 360º que ajudam a potencializar a captação de clientes. Com isso, seu consultório pode ampliar muito mais o fluxo de clientes.

Dica bônus: confira alguns artigos do blog e aprofunde seus conhecimentos

Uma vez adquirido, o conhecimento se torna algo seu e que ninguém será capaz de subtrair.

Sendo assim, aproveite nossos conteúdos especiais para dentistas e aprofunde seus conhecimentos. Destacamos os seguintes conteúdos:

Quais os requisitos para abrir uma franquia odontológica?

7 Diferenciais da franquia odontológica REDEORTO

Por que investir em franquias odontológicas em 2020?

Franquia odontológica investe R$7 milhões em tecnologia e fatura R$100 milhões com mídias sociais

Mercado odontológico e projeções para depois da crise

E então, gostou do nosso post de hoje?

Então aproveite e compartilhe com seus colegas de profissão e possíveis empreendedores que gostariam de saber das informações aqui contidas.

Se tiver alguma questão, mande sua dúvida que iremos responder. Até a próxima postagem aqui no blog!