Clientes

Como saber se o dentista é bom? Descubra agora!

Publicado em 25 de junho de 2020.

como escolher um dentista

Cuidar da saúde é muito importante, todos sabemos disso. Porém, ao procurar um profissional da área, devemos considerar algumas questões para iniciar e continuar com o tratamento.

Diante de tal constatação, os dentes são relevantes e também precisam do seu cuidado. Afinal, eles  representam uma parte importante do seu rosto e da sua vida, até porque, o sorriso está presente nos melhores momentos da história de qualquer pessoa.

Você está insatisfeito(a) com o seu sorriso? Se sim, é bastante provável que esteja na hora de encontrar um dentista, não é mesmo?

Contudo, para escolher o dentista ideal, alguns fatores precisam ser levados em conta. Como você quer que tudo saia perfeitamente como planejado, este post traz um conteúdo especial para você conhecer mais sobre esse profissional e como elegê-lo corretamente.

Portanto, atente-se ao texto e leia até o final, você não vai se arrepender!

 

Um pouco sobre a história da odontologia.

 

Antes de sabermos sobre como escolher o dentista, é interessante conhecermos a trajetória da odontologia.

Como conhecimento nunca é demais, descobrir como a odontologia evoluiu até os dias de  hoje é algo, de fato, relevante.

Com base em um artigo científico brasileiro da Revista História & Perspectivas de 2012, fizemos um apanhado geral da história da odontologia no Brasil:

  • O primeiro registro de intervenção dentária no nosso país é do ano de 1549 por Hans Staden. Ao se queixar de dores em um dente, indígenas tupinambás ofereceram a Hans um aparelho de madeira para extraí-lo;
  • Na época do Brasil colonial, as pessoas apenas procuravam um ‘tiradentes’ em último caso. Dentre as principais formas de cuidado com os dentes, destacavam-se benzeduras e rezas, além de alguns remédios feitos à base de óleo de cravo, por exemplo;
  • Nesse mesmo período, a odontologia era exercida por barbeiros, portanto, para a época, a odontologia não era reconhecida como um conhecimento científico;
  • Em 1884, 70 anos após a formalização do curso de medicina, a odontologia foi reconhecida como um curso superior;
  • A odontologia apenas adquiriu autonomia como área de conhecimento em 1950 no Brasil.

Tudo fica mais interessante quando conhecemos a história, não é? Hoje, os dentistas são profissionais legitimados e que cuidam do seu sorriso de modo cientificamente comprovado.

 

Por isso, atualmente o dentista é uma profissão que possui regulamentação. Vamos saber mais sobre ela?

 

O que seria o Conselho Regional de Odontologia?

 

Para escolher um dentista, é importante conferir se ele possui um CRO ativo e regularizado. Mas, o que isso significa?

O Conselho Regional de Odontologia é o órgão que regulamenta a profissão de dentista. São presentes 27 conselhos regionais de odontologia no Brasil, cada um com sua especificidade, de acordo com seu estado.

Então, para ter um belo sorriso com segurança, seu dentista tem que estar de acordo com o CRO da sua região. Um dentista confiável está inscrito e segue o Código de Ética Odontológica. É ele que define os direitos e deveres do cirurgião-dentista, e caracteriza-se como uma atitude ética e legal do dentista.

Junto ao Conselho Regional de Odontologia, o cirurgião-dentista deve manter suas obrigações financeiras e seus dados cadastrais atualizados.

No Código de Ética Odontológica, alguns dos deveres que constam no Art. 9° são a atualização constante dos conhecimentos profissionais e técnico-científicos e o zelo pela saúde e dignidade do seu cliente.

Assim, é importante escolher um dentista que seja ético em sua atuação. Não confie em pessoas que se dizem profissionais, mas que não possuem um CRO, por exemplo.

Seus dentes, com toda certeza, merecem o melhor que há no mercado! Por isso, procure por clínicas que possuem profissionais qualificados, tudo bem?

 

Como escolher um dentista que seja realmente bom?

 

Agora que você sabe dessas informações , que tal saber como encontrar um dentista que esteja à altura das suas exigências?

Algumas questões precisam ser observadas durante sua consulta odontológica. Independentemente do que você deseja realizar, você quer o melhor para você, não é?

Portanto, confira as nossas dicas:

  • Limpeza e higiene: observe como é a higiene do local de trabalho do dentista, e, se seus materiais são limpos e devidamente higienizados. O dentista utiliza todo o material necessário, como luvas e máscaras?
  • Segurança ao cliente: ao dizer o que precisa ou incomoda, note se o dentista lhe passa segurança ao explicar todos os detalhes do procedimento que será executado;
  • Formação: obviamente, o profissional deve ser formado em odontologia. Dentistas recém-formados são muito bons também, mas um tempo maior de formação e outras qualificações podem contar pontos;
  • Currículo e resultados: ao encontrar um dentista, se informe acerca do seu currículo, quais são suas especialidades, e quais foram os resultados de outros pacientes, inclusive os que possuem semelhanças com o seu caso;
  • Gentileza: o dentista precisa ser gentil não apenas com você, mas também com os demais pacientes e funcionários;
  • Tempo: observe quanto tempo o profissional atende cada paciente, se ele dá toda a atenção para os seus clientes e para você, realizando o serviço com presteza;
  • Estrutura: ao escolher um dentista, veja se sua estrutura é moderna, com equipamentos e serviços de ponta e última tecnologia.

Tudo isso é relevante para a melhora do seu sorriso e garantia do seu bem-estar.

 

Quando e onde devo encontrar um ótimo dentista?

A consulta com um cirurgião-dentista deve ser periódica, em média, semestralmente, mesmo que não haja nenhuma necessidade aparente. Por quê?

Verificações de rotina podem observar suas necessidades, inclusive aquelas que as quais você não conhece, que devem ser notadas e avaliadas por um profissional.

Agora que você sabe escolher um dentista e quer ir a uma clínica odontológica, procure as redes mais qualificadas para o seu atendimento. A REDEORTO possui tecnologia de ponta, dentistas qualificados e regularizados, e um atendimento específico para cada cliente, pois sabemos que todo sorriso é especial.

Com unidades em todo Brasil, a REDEORTO obtém mais de 15 anos de experiência e somos renomados no mercado e reconhecidos pela excelência.

Por isso, procure uma unidade mais próxima de você! Escolha um dentista da nossa franquia, eles são os melhores e estarão de prontidão para lhe atender. Marque uma consulta!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Postar Comentário