Clientes

Quanto tempo o aparelho ortodôntico começa a fazer efeito ?

Publicado em 7 de agosto de 2020.

com-quanto-tempo-o-aparelho-ortodontico-comeca-fazer-efeito

Responda uma coisa: você considera usar aparelho ortodôntico, ou está iniciando seu tratamento com ele? Em qualquer uma das hipótese, certamente você está se questionando sobre com quanto tempo o aparelho ortodôntico invisível começa a fazer efeito, não é mesmo?

Tanto é verdade que segundo nossas pesquisas, essa pergunta é ainda mais relevante do que, por exemplo, saber o valor do aparelho ortodôntico.

Foi pensando nisso que a equipe da REDEORTO preparou o artigo que você vai ler a seguir.

Nele, você terá informações relevantes sobre tudo o que envolve um tratamento ortodôntico com alinhadores dentais, por exemplo. Quais as principais etapas do tratamento? Quais as opções de aparelhos ortodônticos estão disponíveis?

Também saberá um pouco mais sobre o mais poderoso alinhador, ou se preferir, o melhor tratamento com aparelho ortodôntico invisível, entre outros detalhes importantes.

Prepare-se e confira tudo, a seguir!

 

Etapas de um tratamento com aparelho ortodôntico

Você sabia que um tratamento com aparelho ortodôntico começa a partir do momento que se escolhe um ortodontista? É importante encontrar, antes de mais nada, um ótimo profissional que leve em consideração as individualidades de cada pessoa, e que planeje de forma personalizada cada etapa do processo, bem como tenha em mente quais as correções da arcada do paciente serão executadas.

O processo de alinhar os dentes inclui, basicamente, as seguintes etapas do procedimento, para que ele seja bem-sucedido:

 

Escolha do dentista

Fique muito atento (a) quando der o primeiro passo para a realização do seu sonho de ter o sorriso perfeito.

Lembre-se que o alinhamento dos dentes é assunto sério, portanto, desconfie se por acaso, deparar-se com preços de tratamentos ortodônticos muito abaixo do mercado.

Sendo assim, certifique-se de encontrar profissionais sérios e qualificados. A melhor maneira de ter certeza, é verificar se o dentista consta em cadastro junto ao Conselho de Odontologia.

Tenha em mente que não apenas o desalinhamento dos dentes em si é um motivo para tratamento ortodôntico, mas também sintomas como dores de cabeça ou no pescoço, dificuldades de mastigação, dificuldades de fala e respiração. Tudo isso pode encontrar uma solução, seja plena ou parcial, por meio do tratamento ortodôntico.

 

Análise e diagnóstico da situação dos seus dentes

Naturalmente, ao encontrar um bom dentista, ele solicitará a realização de  exames clínicos, bem como o correto  escaneamento e  raio x de seus dentes. Somente dessa maneira é possível definir um plano de tratamento personalizado, de acordo com a suas necessidades.

Nessa etapa de diagnóstico, muitas vezes já é possível estimar quanto tempo será necessário para alinhar os dentes, por exemplo.

 

Escolha e instalação do aparelho ortodôntico

Basicamente, há quatro tipos de aparelhos ortodônticos:

  • Fixo auto ligável ou convencional;
  • Alinhador ortodôntico Invisalign;
  • Lingual;
  • Ortopédico.

 

Qual escolher?

Há alguns fatores que devemos levar em conta para direcionar a escolha. Por exemplo:

  • A situação da arcada do paciente;
  • O quanto os dentes estão tortos;
  • Se há dentes encavalados ou apenas com um leve desalinhamento, etc.

Pensando em dentes desalinhados, é incontestável a assertividade do tratamento ortodôntico Invisalign. Se trata de um alinhador transparente, que revela o que há de mais moderno e tecnológico no segmento de aparelhos ortodônticos.

Os chamados alinhadores transparentes, conhecidos também como aparelhos invisíveis, são aparelhos estéticos móveis. Trazem conforto máximo na correção de problemas de alinhamento dental, sem mudar ou interferir na aparência do indivíduo no período do tratamento.

No caso da utilização do aparelho invisível Invisalign, e possível realizar um plano de tratamento digitalmente, onde os alinhadores personalizados são confeccionados com o processo de impressão de ponta.

Instalado o aparelho ortodôntico, o paciente então receberá as principais orientações para higiene e conservação do alinhador.

 

Alinhamento e nivelamento dos dentes

Outra etapa crucial no processo de tratamento ortodôntico é o nivelamento e alinhamento dental. Aqui, o dentista realiza a correção na posição dos dentes e melhora os aspectos de espaçamento, inclinação e giro. Em alguns casos, pode ser necessário extrair algum dente.

 

Correção da mordida

Outra etapa extremamente importante é a da correção da mordida. O dentista trabalha aqui desde a correção da mordida quanto o encaixe dos dentes. É o momento de corrigir desvios, fechar mordida, entre outros aspectos.

 

Refinar o posicionamento dos dentes

Etapa de finalização, onde os ajustes são mais sutis, sempre em busca de aperfeiçoar tanto a mordida, quanto o formato e o tamanho dos dentes.

 

Fase de contenção

O aparelho ortodôntico é retirado para a inserção de dispositivos de contenção. A ideia é estabilizar o novo posicionamento do dentes.

Um ponto de atenção aqui: é extremamente importante realizar o acompanhamento periódico, em intervalos de 3 a 6 meses, para certificar-se que não houve nenhuma movimentação indesejada na posição dos dentes.


Qual o tempo total de um tratamento com aparelho ortodôntico?

Em relação ao tempo total de um tratamento ou quanto tempo o aparelho ortodôntico começa a fazer efeito, a resposta é: ele pode variar.

Contudo, a média gira em torno de 12 até 24 meses, mas uma série de fatores pode diminuir essa média.

Por exemplo, se o aparelho ortodôntico adotado no tratamento for realizado por um alinhador dental invisível, caso do Invisalign, a duração pode ser de 6 meses até 2 anos. Isso irá depender dos resultados pretendidos e da condição inicial.

 

O aparelho ortodôntico começa fazer efeito com quanto tempo?

Não há uma reposta do tipo exata para tal questão, porém, os especialistas apontam que desde o momento em que o aparelho é montado nos dentes do paciente, ele já começa a fazer efeito e a realizar mudanças, mesmo que sutis, a princípio.

O que se sabe, de fato, é que uma das opções mais inovadoras e capaz de acelerar o resultado pretendido é o uso do Invisalign, que tem duração        consideravelmente menor em comparação aos métodos e procedimentos convencionais.

Além disso, ele traz vantagens, por ser mais discreto que os aparelhos metálicos e não interferir na estética facial do paciente. Sem contar que facilita muito a higienização e otimiza a alimentação.

O valor do aparelho é extremamente atrativo, uma vez que o custo e benefício de utilizar um aparelho ortodôntico transparente é bem mais em conta.

Quer aumentar a autoestima e ter o sorriso que sempre sonhou? A REDEORTO, é referência no mercado ortodôntico, e oferece o tratamento exato às suas necessidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Postar Comentário