Paciente08 julho 2022

Quantas vezes passar o fio dental?

Já é de conhecimento da maioria das pessoas e uma recomendação de todos os dentistas o uso do fio dental para limpar os espaços entre os dentes, mas muita gente ainda tem dúvida de quantas vezes usar o fio dental e porque usá-lo.

 

Por que usar fio dental?

 

A escova não consegue alcançar entre os dentes e, mesmo fazendo a escovação diariamente sempre após as refeições, acaba acumulando resquícios de alimentos que dão origem a placa bacteriana na região.

 

Fazendo a escovação correta e usando o fio dental, você está removendo placa e as bactérias que se alimentam do açúcar e outras partículas de alimentos que ficam nos dentes após as alimentações.

 

As placas bacterianas liberam um ácido nocivo para esmalte dentário, levando ao surgimento de cavidades e cáries. Além disso, essas placas endurecem e se tornam tártaro, ocasionando gengivite e outras doenças bucais.

 

Com que frequência usar o fio dental?

 

Talvez seja necessário usar o fio dental mais de uma vez por dia, principalmente depois das refeições para remover detritos de alimentos que se prendem entre os dentes. Se não aplicar pressão demais ou muita força, não tem problema em usar mais de uma vez por dia.

 

Quando eu devo usar o fio dental?

 

Não existe um momento exato para fazer o uso do fio dental, então o ideal é encaixar no momento que mais fique fácil para sua rotina. Algumas pessoas preferem passar o fio dental quando acordam. Outras, antes de dormir.

 

Escovar os dentes ou passar o fio dental primeiro?

 

A ordem não faz diferença, desde que você faça isso todos os dias. Alguns dentistas recomendam o fio dental primeiro porque ele amolece e retira as bactérias entre os dentes e, depois, a escovação remove essas partículas.

 

Quantas vezes passar o fio dental?

 

Talvez seja necessário usar o fio dental mais de uma vez por dia, principalmente depois das refeições para remover detritos de alimentos que se prendem entre os dentes. Se não aplicar pressão demais ou com muita força, não tem problema em usar mais de uma vez por dia.