Clínico10 junho 2022

Por que o dente do siso dói?

Para muita gente, o dente do juízo significa amadurecimento, já que ele começa a nascer no início da vida a adulta, mas, para a grande maioria, os terceiros molares, como também são conhecidos os sisos, representam muita dor.

 

Os sisos são os últimos dentes a nascerem e, geralmente, são quatro, cada em um canto da boca, logo atrás do primeiro molar. Algumas pessoas têm todos, outras podem ter um ou dois e tem gente que passa a vida toda sem eles.

 

Um pouco de história

 

Muito antigamente, nossos ancestrais comiam muita comida crua, com terra e outras sujeiras abrasivas, além de não manterem uma limpeza bucal adequada e, por isso, quando chegavam na vida adulta, já tinha perdido ou quebrado muitos dentes.

 

Os terceiros molares nasciam para dar um “jogo” de dentes para eles se alimentaram até o final da vida, que não era muito longa naquela época. Com a ausência dos demais dentes, os sisos nasciam sem nenhum problema.  

 

Mas por que os dentes do siso doem?

 

Hoje, nós vivemos muito mais, cuidamos desde criança da nossa saúde bucal e chegamos na vida adulta com nossa arcada dentária completa, não dando o espaço ideal para o nascimento dos terceiros molares.

 

Com isso, a erupção dos sisos é comprometida e o nascimento deles causa dores por forçarem os primeiros molares, também por nascerem tortos pela falta de espaço, torcendo os nervos ou até mesmo cáries, já que ficam em um local de difícil acesso para a limpeza correta.

 

Como tratar ou diminuir a dor de dente do siso?

 

O tratamento principal é a remoção completa dos dentes. O dentista irá avaliar a necessidade da extração de cada dente de forma individual. Os que nascerem na posição normal e não estiverem causando dores não precisam ser retirados.

 

O uso de anti-inflamatórios ou analgésicos podem ser usados até a consulta com seu dentista, mas não irão solucionar o problema por si só. É muito importante a visita para verificar também se os primeiros molares foram afetados. 

Você também pode se interessar por:
O que é bruxismo, o ato de apertar e ranger os dentesJá se deparou com você mesmo apertando os próprios dentes com muita força, pressionando a arcada superior contra a inferior, rangendo a dentição, chegando até mesmo emitir sons por conta do atrito?
Clínico28 abril 2022