O que é bruxismo, o ato de apertar e ranger os dentes
Já se deparou com você mesmo apertando os próprios dentes com muita força, pressionando a arcada superior contra a inferior, rangendo a dentição, chegando até mesmo emitir sons por conta do atrito?
Isso é conhecido como bruxismo, uma doença bucal que atinge cerca de 8% dos adultos, caracterizada pelo hábito de ranger os dentes durante o dia ou enquanto dorme, conhecido como bruxismo noturno.
Às vezes, pode ser apenas um mero inconveniente causado por alguma emoção negativa temporária, como estresse, raiva ou ansiedade, mas há também o bruxismo crônico que pode levar para problemas bucais mais graves.
Por que isso ocorre?
Ainda não há um consenso definitivo sobre as causas da doença, mas condições físicas e psicológicas influenciam diretamente. Dificuldade de dormir, por exemplo, tem um papel no desenvolvimento do bruxismo noturno.
Há outros fatores que podem causar a doença, como o estilo de vida que a pessoa leva, se faz o uso de tabaco e álcool, efeito colaterais de medicamentos psiquiátricos, antidepressivos e administrados para condições neurológicas.
As consequências do bruxismo são:
● Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;
● Quebra dos dentes e próteses;
● Sensibilidade dentária;
● Dor e mobilidade dos dentes;
● Dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;
● Dor de cabeça;
● Fadiga facial geral;
● Dor na articulação temporomandibular.
Tratamento
Antes de mais nada, é preciso identificar se você realmente está sofrendo com bruxismo crônico. Lista os sintomas que você está sentindo e marque uma consulta com um dentista para ele analisar o seu caso.
Seu dentista pode pedir exames complementares para confirmar os sintomas e definir as causas. Muitas vezes, temporariamente, é indicado um protetor bucal para aliviar os danos causados pelo rangido.
Em alguns casos, o tratamento ortodôntico é recomendado para reduzir os problemas que podem estar relacionados com má oclusão dentária. Seu dentista também irá indicar métodos de redução de estresse.
De qualquer maneira, a melhor solução varia de acordo com cada pessoa e o dentista especialista analisa cada caso de maneira isolada para definir o tratamento ideal. Se você precisa de um dentista, encontre o mais próximo de você clicando aqui.