Clínico28 abril 2022

O que é bruxismo, o ato de apertar e ranger os dentes

Já se deparou com você mesmo apertando os próprios dentes com muita força, pressionando a arcada superior contra a inferior, rangendo a dentição, chegando até mesmo emitir sons por conta do atrito?

 

Isso é conhecido como bruxismo, uma doença bucal que atinge cerca de 8% dos adultos, caracterizada pelo hábito de ranger os dentes durante o dia ou enquanto dorme, conhecido como bruxismo noturno.

 

Às vezes, pode ser apenas um mero inconveniente causado por alguma emoção negativa temporária, como estresse, raiva ou ansiedade, mas há também o bruxismo crônico que pode levar para problemas bucais mais graves.

 

Por que isso ocorre?

 

Ainda não há um consenso definitivo sobre as causas da doença, mas condições físicas e psicológicas influenciam diretamente. Dificuldade de dormir, por exemplo, tem um papel no desenvolvimento do bruxismo noturno.

 

Há outros fatores que podem causar a doença, como o estilo de vida que a pessoa leva, se faz o uso de tabaco e álcool, efeito colaterais de medicamentos psiquiátricos, antidepressivos e administrados para condições neurológicas.

 

As consequências do bruxismo são:

 

●             Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;

●             Quebra dos dentes e próteses;

●             Sensibilidade dentária;

●             Dor e mobilidade dos dentes;

●             Dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;

●             Dor de cabeça;

●             Fadiga facial geral;

●             Dor na articulação temporomandibular.

 

Tratamento

 

Antes de mais nada, é preciso identificar se você realmente está sofrendo com bruxismo crônico. Lista os sintomas que você está sentindo e marque uma consulta com um dentista para ele analisar o seu caso.

 

Seu dentista pode pedir exames complementares para confirmar os sintomas e definir as causas. Muitas vezes, temporariamente, é indicado um protetor bucal para aliviar os danos causados pelo rangido.

 

Em alguns casos, o tratamento ortodôntico é recomendado para reduzir os problemas que podem estar relacionados com má oclusão dentária. Seu dentista também irá indicar métodos de redução de estresse.

 

De qualquer maneira, a melhor solução varia de acordo com cada pessoa e o dentista especialista analisa cada caso de maneira isolada para definir o tratamento ideal. Se você precisa de um dentista, encontre o mais próximo de você clicando aqui.

Você também pode se interessar por:
Como o sorriso ajuda em uma entrevista de empregoTer qualificações, experiência e conhecimento na área em que busca um emprego não são suficientes para passar por uma entrevista com sucesso. É necessário também conquistar a simpatia e a confiança da pessoa responsável pela seleção de candidatos.
Clínico14 abril 2022