ClínicoDentista19 janeiro 2022

Como incentivar crianças a usarem o fio dental

Desde pequenos, reforçamos para as crianças a importância de se lavar as mãos antes de todas as refeições. Mostramos como é feito, frisamos a necessidade do uso de sabão e ajudamos a esfregar embaixo das unhas.

 

Nas escolas, as crianças aprendem que os germes e bactérias podem entrar pela boca durante a alimentação e como doenças se espalham se a higiene adequada das mãos não for seguida à risca, orientação inclusive dada em tempos de pandemia.

 

Com a saúde bucal não é diferente. O uso do fio dental se faz necessário para remover a sujeira e, consequentemente, as bactérias que continuam entre os seus dentes mesmo após a escovação. 

 

A importância do uso do fio dental

 

Não são apenas crianças que não utilizam fio dental. Muitos adultos também não têm esse hábito. Após as refeições e períodos sem escovação, nossos dentes são recobertos por milhares de microrganismos que podem favorecer o aparecimento de doenças periodontais.

 

O problema é que a escova limpa apenas na frente e atrás dos dentes, e esses microrganismos também vivem entre eles. É o equivalente a limpar as unhas durante a higienização das mãos. Se você limpar apenas as partes visíveis, as bactérias continuaram ali.

 

Essa questão é muito simples de ser resolvida. A maioria das pessoas não usam o fio dental porque ainda não entenderam a importância do processo na higienização bucal. Se hoje todos lavávamos as mãos muito bem, é porque tivemos muitas aulas e incentivos para isso.

 

Problemas causados pela falta do fio dental

 

Infecções na boca;

Formação de tártaro;

Formação de placa bacteriana;

Cárie;

Gengivite.

 

Para evitar esses e outros problemas, é importante tornar o uso do fio dental um hábito. 

 

Como ensinar seu filho a usar fio dental

 

Motivação: é essencial reforçar o uso do fio dental todas as vezes que a criança for escovar os dentes e lembrar das bactérias e resíduos que ficarão entre eles se o fio não for utilizado.

 

Companhia: use o fio dental junto com seu filho e mostre para ele que é um hábito que você também tem. Dessa forma você garante que a criança está fazendo o uso correto.

   ‍

Alimentação: descubra alimentos que façam seu filho sentir vontade de limpar entre os dentes e mostre como o fio dental pode ser usado. Manga, laranja e outras frutas costumam deixar fiapos entre os dentes.

   ‍

Tarefa única: usar o fio dental durante a escovação é o mais comum. Transforme os dois hábitos em uma única tarefa para o seu filho.

 

Não é um trabalho simples incluir um novo hábito na rotina dos pequenos, mesmo que saudável. Portanto, não desista e esteja sempre atento na saúde bucal das crianças. E para qualquer dúvida, você pode sempre visitar uma clínica REDEORTO.

Você também pode se interessar por:
O que é bruxismo, o ato de apertar e ranger os dentesJá se deparou com você mesmo apertando os próprios dentes com muita força, pressionando a arcada superior contra a inferior, rangendo a dentição, chegando até mesmo emitir sons por conta do atrito?
Clínico28 abril 2022
Como o sorriso ajuda em uma entrevista de empregoTer qualificações, experiência e conhecimento na área em que busca um emprego não são suficientes para passar por uma entrevista com sucesso. É necessário também conquistar a simpatia e a confiança da pessoa responsável pela seleção de candidatos.
Clínico14 abril 2022