Franquias02 agosto 2022

Como criar um local de trabalho positivo e produtivo?

Assim como os clientes, os colaboradores do seu negócio também são divulgadores de sua marca. É notório que funcionários satisfeitos e que se sentem bem no ambiente de trabalho são mais produtivos. Segundo pesquisas, equipes engajadas podem aumentar a lucratividade das empresas, reduz absenteísmo (faltas) e a rotatividade de empregados.

 

Seus colaboradores podem ser considerados a espinha dorsal do seu negócio e um ambiente de trabalho positivo e produtivo é muito importante para multiplicar o sucesso de sua empresa.

 

Mas por que a felicidade dos funcionários é importante?

 

“Trabalhe com o que ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”

 

A felicidade dos funcionários é importante para o seu negócio porque pode multiplicar o sucesso da sua empresa e diminuir o estresse dos funcionários. Por exemplo: se você tem um funcionário que não está satisfeito com o trabalho, é muito provável que ele cometa erros ou proporcione uma experiência negativa com um cliente. 

 

Se ocorrerem erros críticos em tarefas, projetos ou um consumidor tiver uma experiência negativa com um colaborador de sua empresa, isso pode lesar sua empresa, causar danos na reputação e frustrar oportunidades de negócios futuras. 

 

A forma com que seus funcionários são impactados pela empresa podem ser importantes para o sucesso de seu negócio. Funcionários felizes criam um ambiente de trabalho mais positivo, que cria experiências mais positivas com os clientes e promovem mais sucesso e crescimento para o seu negócio.

 

Quais são as maneiras de alcançar mais felicidade e engajamento dos funcionários?

 

Construa confiança e respeito com seus funcionários

 

Como proprietário de uma empresa, construir confiança, respeito e relacionamento com os funcionários é obrigatório para ter um negócio de sucesso. Isso também pode aumentar a felicidade e o engajamento de seus funcionários. 

 

Uma maneira de construir respeito e confiança com seus funcionários é criar um local de trabalho com igualdade. Isso pode ser feito com dinâmicas que envolvem formação de equipe, criando competições saudáveis e premiações justas. 

 

Outra coisa: se um colaborador seu está indo além de suas tarefas diárias, demonstre reconhecimento e o elogie pelo seu trabalho. E não podemos esquecer do salário. Pagar seus funcionários de forma justa garante satisfação e sensação de recompensa.

 

Se houver oportunidades abertas para promoção em sua empresa, de as mesmas chances e oportunidades aos funcionários em cargos iguais e que atuam por períodos parecidos dentro da empresa. 

 

Promover com base no favoritismo pode deixar os demais colaboradores com má vontade e criar inimizades entre a equipe. Aos que não foram contemplados com a promoção, não esqueça de fornecer feedback sobre como eles podem melhorar.

 

Desenvolva atividades de formação de equipe e companheirismo

 

A maioria das empresas sobrevive com os esforços da equipe dentro do negócio. Não se pode sobreviver sem seus funcionários. Empresários e gerentes não devem apenas construir confiança, respeito e relacionamento, mas também procurar capacitar e promover atividades de formação de equipe e companheirismo.

 

Para fortalecer a formação de times e a conexão com seus funcionários, agende e faça reuniões regulares de equipe. Como líder, seu elogio e validação ajudarão aumentar a moral dos funcionários. Quando seus colaboradores enxergam que você se preocupa com suas opiniões e esforços, eles desenvolvem senso de pertencimento.

 

Invista no crescimento pessoal e profissional do seu colaborador

 

Os funcionários gostam de sentir que seu trabalho é significativo e admirado. Os empregadores que investem em seus colaboradores o verão, consequentemente, investirem mais na empresa. Essas são algumas maneiras de investir significativamente em seus funcionários:

 

  • Valide os esforços dos funcionários com incentivos. Pode com ser cartões-presente, brindes ou um dia de folga;
  • Ofereça palestras e treinamentos para que os funcionários aprendam e desenvolvam novas habilidades;
  • Incentive os funcionários a conhecerem sobre outras funções nas áreas distintas da empresa com dinâmicas;
  • Estimule o aprendizado. Investir na educação de seus colaboradores faz com que eles contribuam mais com a empresa.

 

Esteja aberto para ouvir seus funcionários

 

A maioria das empresas não são perfeitas, nem nunca serão. Os problemas surgirão naturalmente e seus funcionários terão vidas pessoais e desafios fora do trabalho. Um colaborador com problemas no local de trabalho ou em casa tenderá a ser menos produtivo. 

 

Para resolver esse problema, aplique o conceito de comunicação aberta entre todos os níveis do quadro de colaboradores da empresa. Isso fará com que seus funcionários se sintam à vontade para expor suas queixas e manter uma comunicação direta com a gerência.

 

A felicidade dos funcionários é uma chave importante para o sucesso do seu negócio. Seus empregados são a cara da sua empresa, portanto, manter um ambiente de trabalho positivo e feliz aumenta a produtividade e lucratividade na empresas. 

Você também pode se interessar por:
REDEORTO é destaque na Revista Pequenas Empresas & Grandes NegóciosA história do CEO da REDEORTO, Rubens Vergani Jr., inspirou uma matéria na versão digital da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A ideia de empreender com odontologia para as classes B e C no início dos anos 2000 chamou a atenção do jornalista P
Franquias24 junho 2022