5 dicas de marketing para dentistas
Em um mercado concorrido como o da odontologia, é necessário estar sempre atualizado e atento as novas tendências e práticas do mercado. O marketing digital para dentistas é uma ferramenta importante e que veio para ficar.
O marketing digital odontológico é um caminho sem volta e as técnicas podem ser usadas também por consultórios pequenos. Neste artigo, você vai conhecer cinco dicas básicas para atrair e fidelizar clientes para o seu negócio.
5 dicas de marketing odontológico para seu consultório:
- Você e sua marca precisam estar presentes na internet
- Você ou sua clínica precisa ser facilmente encontrada
- Atenda o cliente e peça a ele um “like”
- Produza conteúdo interessante
- Aja com ética
Você e sua marca precisam estar presentes na internet
Apesar de ser considerado um canal de publicidade mais barato que o convencional, o marketing digital não é tão simples quanto parece e demanda certos cuidados e, principalmente, tempo do dentista.
É muito importante que o dentista esteja presente nas principais plataformas digitais, como o Google, Facebook e Instagram, com um perfil bem elaborado, descrições claras dos serviços oferecidos, endereço e contato.
Tenha sempre em mente o público de sua clínica e quem você quer atingir com seu conteúdo. Cada plataforma tem uma audiência diferente e requer uma forma específica de relacionamento. Algumas pedem conteúdo descontraído.Outras, mais formais.
Além das redes sociais, é imprescindível ter um site próprio com todas suas informações, opções de contato, agendamento e registro no Conselho de Odontologia. Para muitas pessoas, o site vai ser o primeiro contato com a clínica, então capriche.
Você ou sua clínica precisa ser facilmente encontrada
Antigamente, usávamos as páginas amarelas das listas telefônicas para encontrar profissionais. Hoje, é feito pelo Google e, rapidamente, temos o endereço, telefone e recomendações de outros usuários.
Você já pesquisou seu consultório, nome ou clínica no Google? Ela aparece no Google Maps ou Google Meu Negócio?
Você precisa garantir que o seu consultório apareça nas pesquisas. O próprio Google fornece suporte ao usuário para realizar estes ajustes e, com um pouco de paciência, sua página estará pronta. E não esqueça de pedir para seus pacientes avaliarem o seu negócio.
Para mais informações, acesse: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/
Atenda o cliente e peça a ele um ‘like’
Somos muito influenciados pelas redes sociais e, hoje, um perfil com curtidas e seguidores pode ser o equivalente a uma indicação de amigos ou familiares. Ter uma rede social popular e atualizada demonstra que seu negócio é confiável.
Sempre que finalizar um atendimento, peça ao paciente para seguir o seu perfil e compartilhar nas próprias redes a experiência que teve com a consulta. Outra dica é tirar fotos com os pacientes e compartilhar no seu perfil.
Produza conteúdo interessante
Tão importante quanto a frequência de publicação, é a qualidade do seu conteúdo. Compartilhe dicas uteis aos seus pacientes, fale sobre saúde bucal com seus seguidores e os benefícios que sua clínica pode trazer para a as pessoas que frequentá-la.
Mas nunca esqueça de ter embasamento técnico nas suas postagens e critério na escolha dos temas para não confundir sua audiência. E toda publicação deve conter o seu registro no CRO ou do autor original do conteúdo.
Aja com ética
Independentemente do meio a ser utilizado para ações de marketing, o dentista não pode deixar de lado o Código de Ética Odontológico. É necessário, sim, realizar as ações dentro do que é permitido pelos órgãos regulamentadores como CRO e CFO.
Para ter acesso ao código de ética, acesse: https://website.cfo.org.br/